top of page
DSC_2718.JPG

A Festa da Alegria!

Cultura, alegria e diversão fazem da Oktober de Santa Cruz do Sul um dos eventos mais populares do Brasil. Durante o evento, uma diversificada programação artística e cultural, com atrações para todos os públicos, oferece uma vivência da cultura e das tradições herdadas dos colonizadores germânicos.

A Oktoberfest teve sua origem na Bavaria, na cidade de Munique. Já em Santa Cruz do Sul, a história da festa começou a ganhar forma a partir de dezembro de 1849, quando chegaram à colônia os primeiros imigrantes.

 

As dificuldades enfrentadas pelos colonizadores foram muitas, mas com dedicação, empenho e trabalho foram superadas. O progresso se deu principalmente através do cultivo do tabaco.

 

Muitos anos depois, em 1966, foi realizada a 1ª Festa Nacional do Fumo (Fenaf), que celebrava essa importante cultura, principal responsável pela economia local. Na década seguinte, a Fenaf daria origem à Oktoberfest.

A festa, organizada em parceria pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e o Município de Santa Cruz do Sul, procura valorizar nossas raízes e mantê-las vivas nos corações de todos que passam por aqui.

 

O resultado disso é uma festa única, plural, democrática. Em suas 39 edições, pessoas de todos os lugares do mundo se encontraram por aqui para vivenciarem um pouco das tradições dos seus antepassados através de uma essência genuinamente brasileira.

A Oktoberfest acontece, desde a primeira edição da FENAF, no parque onde a festa permanece até hoje. O local já foi chamado de Parque da FENAF e Parque do Centenário.

 

A área, conhecida como Logradouro Público, foi utilizada ao longo dos anos para diversas finalidades e passou a receber atenção especial no início dos anos 1940, quando surgiu o primeiro projeto de urbanização, pensado como um complexo de lazer para marcar o centenário da colonização alemã em Santa Cruz do Sul.

Em 1954, com o planejamento da Festa Nacional do Fumo, foi criada uma comissão para organizar a estrutura do parque. A construção do Pavilhão Central e do Pórtico de Entrada foi concluída em janeiro de 1964.

Com o tempo, novas estruturas foram sendo criadas para atender à festa, como o restaurante Bierhaus, inaugurado em 1972, e os pavilhões utilizados até hoje para exposições e gastronomia.

bottom of page